O Design
O que é o design?
O design é tudo aquilo que vemos num produto ou local.
É um processo de criação e desenvolvimento de uma ou várias ideias que visam tornar um objecto ou espaço funcional e atraente.
O processo de desenvolvimento deve seguir uma ordem de ideias, desde o estudo do problema á solução final.
A este processo de ideias chama-se metodologia projectual, existem muitas metodologias para auxiliar o estudante de design e mesmo o designer licenciado a ser bem sucedido na criação e desenvolvimento de um produto.
A metodologia de Bruno Munari e Gui Bonsiepe são 2 exemplos de boas metodologias projectais, mas bastante diferentes. Bruno Munari opta pela simplicidade de ideias utilizando o exemplo do «arroz verde».
O que é um produto funcional e atraente?
O Bom aliado ao bonito é como podemos definir.
A nossa primeira impressão de um produto é a sua imagem.
É Bonito? É feio? É interessante? etc...
Se nos «comprar visualmente» irá ter a nossa atenção para próximas observações que nos farão ter em conta outras características como:
Adapta-se a mim? Gosto de como funciona? Será que não é mau para o ambiente? etc...
Neste momento teremos em conta muitos outros factores que normalmente nos influenciam mas não sabemos identificá-los.
Exemplo disso é a Ergonomia e a Ecologia.
O que é a Ergonomia?
Etimologia: 'ergonomos' deriva do grego 'ergon' que significa trabalho e 'nomos' que significa leis.
No sentido disto podemos interpretar que o objecto de estudo da Ergonomia é a análise da actividade Humana de modo a compreendermos as interacções que se manifestam entre o Homem e o seu envolvimento existencial. É com estas interacções que a Ergonomia se preocupa.
Na maioria das situações o termo ergonómico está relacionado com a ideia de promoção do conforto dos utilizadores. No entanto pensar que a ergonomia simplesmente se limita a isto é ter uma visão redutora do que na verdade ela pode contribuir para a sociedade.
O objectivo da Ergonomia é procurar optimizar estas interacções visando de forma integrada promover a segurança, a saúde e o bem-estar do utilizador, assim como a eficácia do sistema em que está envolvido.
A Ergonomia centra a sua preocupação e a sua intervenção na análise das interacções, utilizando metodologias próprias e saber acumulado ao longo dos tempos.
Em Suma: Seja qual for o âmbito, a intervenção ergonómica desenvolve-se nos mais variados contextos tais como: doméstico, industrial, hospitalar, escolar, agrícola, transportes ou meio urbano.
(texto retirado do livro «Ergonomia do dia a dia» de «Francisco Rebelo»
O que é a Ecologia?
Etimologia: É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos” significa estudo.
“Pela palavra ecologia, queremos designar o conjunto de conhecimentos relacionados com a economia da natureza - a investigação de todas as relações entre o animal e seu ambiente orgânico e inorgânico, incluindo suas relações, amistosas ou não, com as plantas e animais que tenham com ele contato direto ou indireto, - numa palavra, ecologia é o estudo das complexas inter-relações, chamadas por Darwin de condições da luta pela vida”. (Ernest Haeckel, 1870) Ter em conta a Ecologia é ter em conta o «Bem-estar» da Natureza». Será que é reciclável? Actualmente é muito importante ter em consideração estes aspectos.